segunda-feira, 21 de maio de 2012

Quem você é diante de Deus diante do mundo?



No breve artigo apresentado, baseado na vida de Noé, pretendo fazer uma abordagem da sua integridade e relação justa para com Deus diante da sociedade corrompida.  Gênesis 6. 1-22

Introdução

Em meio a nossa sociedade corrompida pelo pecado, homens que não amam a Deus nem se preocupam com seus desejos, nós às vezes nos sentimos coagidos, nos sentimos a sós e fracos, más hoje nós vamos aprender como Deus pode nos fortalecer em meio as opressões do mundo, falaremos da vida de um grande homem de Deus. Noé, o homem que, por sua retidão e santidade, foi poupado por Deus com sua família, do dilúvio. Noé é um exemplo a ser seguido, por indicação até de nosso Senhor Jesus Cristo, que, ao nos falar sobre os últimos dias, afirmou que viveríamos em dias como os “dias de Noé” (Mt.24:37; Lc.17:26) e, assim, como Noé achou graça aos olhos de Deus (Gn.6:8), nós também devemos causar em Deus a mesma reação, a fim de sermos poupados do novo juízo que há de vir sobre a face da Terra. Nós estudaremos a vida desse homem, que, em meio a uma sociedade corrompida permaneceu justo e fiel aos seus princípios.

Biografia

A história de Noé encontra-se no livro de
Gênesis. Noé, cujo nome em hebraico significa “descanso”, “alívio”, “repouso” e “consolo”, surge, pela vez primeira, nas Escrituras Sagradas, em Gn.5:29, quando é noticiado o seu nascimento e explicado o porquê deste nome, que lhe foi dado por seu pai Lameque. Como bem sabemos o nome, na Antigüidade, era dado em virtude de algum episódio ou de alguma circunstância que envolvia o nascimento da criança. Encerrando com sua morte, em 9:29, com 950 anos. O relato conta que Noé era descendente da linhagem de Sete, e viveu numa época em que as outras linhagens humanas mostraram-se corrompidas
Quem é você diante do mundo, diante de Deus?

1.   
Diante do envolvimento com o mundo. Gn.6:1,2
           
Nos dias de Noé, não havia lugar nem tempo para Deus. Os homens buscavam tão somente satisfazer as suas necessidades e seus desejos incontrolados, eram atraídos pela sua própria concupiscência e procuravam apenas viver em função da comida, da bebida e do prazer sexual. Não se importavam em invocar a Deus, em ter um relacionamento com o Senhor, viviam como se Deus não existisse. Este foi o grande mal daqueles dias e é uma característica marcante nos dias em que estamos vivendo.
Noé como homem de Deus não se corrompeu, mas manteve sua postura de um verdadeiro servo. Hoje vivemos em um mundo onde as pessoas ainda vivem para seus desejos, elas buscam nas drogas, mulheres, dinheiro, a paz o conforto. E às vezes somos tentados a achar que isso traz alguma paz, por exemplo, o dinheiro, que nos proporciona estabilidade. Nós sabemos que; só Jesus pode nos proporcionar tudo isso.
Noé era diferente dos seus contemporâneos, e como ele, também podemos fazer a diferença onde vivemos quando nos colocamos a disposição do senhor para servi-lo.
Mas que postura adotamos diante da corrupção, será que somos diferente, ou será que estamos tão envolvidos com o mundo que não notamos nosso própria postura¿ Jesus em Mateus 5: 13 à 16, nos chama para sermos luz, sal, ser a diferença. Nós fomos chamados para ser a diferença. Diante da corrupção, Noé se mostrou um verdadeiro servo. Foi justamente por ser diferente dos que viviam no pecado, que ele achou graças aos olhos do Senhor.
2.    Diante do olhar do Senhor.  Gn. 6:8

A Bíblia nos trará nova informação sobre Noé em Gn.6:8, quando afirma que Noé havia achado graça aos olhos do Senhor, apesar de todo o desgosto que a humanidade havia causado em Deus por causa de seu mau comportamento. “Achar graça aos olhos do Senhor”, ou, como diz a Nova Versão Internacional, “o Senhor mostrou benevolência a Noé”. Mas, por que Noé suscitou em Deus este comportamento? Noé era diferente dos demais homens do seu tempo. Eis a razão pela qual o Senhor mostrou benevolência a Noé ou por que Noé achou graça aos olhos do Senhor. Mas, como eram os homens dos dias de Noé?
A Bíblia dá-nos uma sucinta, mas bem precisa descrição dos chamados “dias de Noé” e que nos permite ver o que fez com que Noé fosse digno da benevolência divina, dias que devem ser bem analisados por nós, servos do Senhor, já que o próprio Jesus disse que os dias imediatamente anteriores à Sua volta para buscar a Sua Igreja seriam semelhantes aos “dias de Noé” (Mateus 24:36,37). A retidão é uma característica do homem de Deus. É isso que faz com que o senhor mostre benevolência para conosco. Nunca seremos usados para mudar realidades ser a nossa vida não agrada ao Senhor, em I João 2:6 João nos fala que devemos ser seus imitadores, devemos andar como ele andou.
É quando andamos em retidão, quando somos luz, quando agradamos o Senhor, que entendemos seus propósitos em nossa vida. Mas uma vez podemos encontra isso na vida de Noé.

3.    Diante do propósito do Senhor. Gn.6: 22

Conta-se uma história que um pai comprou uma grande televisão para seus filhos. Eles ficaram fascinados e não faziam outra coisa a não ser assistir. Seu pai começou a observa o comportamento das crianças, elas perderam o prazer de recebê-lo pela tarde quando chegava do trabalho. Um dia ele passa na frente da televisão depois de um dia inteiro fora, as crianças não perdem o foco, ele passa novamente e o mesmo acontece, na terceira vez ele para na frente da televisão ate conseguir a atenção dos filhos e diz. – Caso vocês continuem dando mais atenção a televisão do que a mim vou levá-la de volta, eu sou seu pai mais importante que ela.
      Muitas vezes nos perdemos no presente da vida que nos foi dada por Deus e esquecemo-nos dos seus sonhos para nossa vida. O verso 22 de Gênesis 6 diz que Noé fez tudo quando o Senhor o ordenará. Ele não se perdeu no mundo em que vivia, nem se deixou levar pelas influências, continuou a dá importância a seu Deus Criador. Diante do propósito do Senhor Noé permaneceu firme.
     No evangelho de João 15:14, Jesus nos fala , que devemos fazer o que ele manda para permanecermos como seus amigos. O evangelho deve ser vivido além das paredes da igreja, não podemos achar que o fato de ir a igreja faz de você um verdadeiro cristão, nosso cristianismo deve ser visto no contexto em que vivemos. Quando compreendemos a vida cristã como um todo, podemos afirma que faremos tudo quanto o Senhor no ordenar.

Conclusão:

Você pode até ser uma flecha, pode ser usada por um bom arco, porém se for uma flecha torta nunca vai acertar o alvo. O Senhor nos chama para uma vida santa, uma vida justa diante da sociedade, uma vida capaz de achar graça aos olhos do Senhor. O que seus vizinhos falam sobre seu caráter cristão? Quando o Senhor olhar para você será que pode encontrar virtudes¿ Quando você olha para você mesmo, pode encontrar um servo que cumpre os propósitos do Senhor? Todos quantos são chamados por Deus têm a capacidade dada pelo Espírito Santo para testemunhar, viver em santidade e cumprir os propósitos do Senhor. Vimos na vida de Noé um servo fiel,santo e focado, e assim nós como Noé devemos nos comportar. Quem é você diante do mundo, diante de Deus?

Por: Sem. Jardel Gordiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário