sexta-feira, 13 de maio de 2011

Interpretando a Paixão e a Paciência

Hoje comecei a ler o excelentíssimo livro “O peregrino” de John Bunyan. 
Durante a leitura do capítulo 4, encontrei ao final do capítulo essa passagem que achei super interessante e quero dividir com os leitores deste blog.

Boa leitura!

Vi mais em meu sonho, que o Intérprete tomou, em seguida, a mão do Peregrino e conduziu-o a um pequeno quarto onde estavam dois meninos sentados; o mais velho chamava-se Paixão e o mais novo Paciência; o primeiro estava muito inquieto, e o segundo muito sossegado. Aquele, disse Intérprete, não se resigna a esperar, até ao princípio do ano futuro, pela posse das coisas que mais estima, como lhe aconselha o seu preceptor; queria possuí-las já, e como não pode consegui-lo, está inquieto. Paciência, porém, resigna-se e espera.

Naquele momento vi entrar um homem com um saco de dinheiro, que colocou aos pés de Paixão. Este recebeu-o com grande interesse e alegria, dirigindo a Paciência um sorriso de escárnio, mas a sua alegria foi pouco duradoura, porque o dinheiro depressa se gastou; nada mais restou a Paixão do que uns miseráveis andrajos.

Intérprete – Paixão é a imagem dos homens deste mundo, e Paciência a dos homens do século futuro. Paixão quer possuir e gozar tudo agora, neste mesmo ano, isto é, neste mundo, à semelhança dos homens que querem gozar tudo quanto se lhes afigura melhor, e nada desejam para o mundo futuro, ou para a outra vida. O conhecido provérbio – mais vale um pássaro na mão que dois voando, é para eles de muito mais valor do que todos os testemunhos divinos acerca da felicidade futura. E que lhes acontece? Assim como a Paixão só ficaram uns andrajos depois de gasto o dinheiro, assim a eles sucederá.

Cristão – Compreendo perfeitamente que Paciência é muito mais sensato: 1º. Porque aspira as coisas mais excelentes, e 2º porque há de gozá-las e ter nelas a sua glória, quando aos outros só restarem andrajos.

Intérprete – E, ao que disseste, deves acrescentar que a glória do século futuro será eterna, enquanto que os bens deste século se dissipam como fumo. Quem tem incontestável direito para se rir de Paixão é Paciência: porque terá finalmente a sua felicidade, ao passo que Paixão a tem agora. O primeiro há de ceder necessariamente o campo ao último, enquanto que este a ninguém terá que ceder, porque ninguém se lhe segue. O que recebe o seu quinhão do presente gasta-o no tempo, até que nada lhe reste, e o que o recebe no final conserva-lo-á para sempre, porque não há haverá mais tempo em que possa gastá-lo.

Assim como dito ao rico avarento: “Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e que Lázaro não teve senão males; mas por isso está ele agora consolado e tu em tormentos.” (Lucas 16:25).

Cristão - Visto isso, percebo que é melhor não cobiçarmos as coisas presentes, e ter esperança nas futuras.

Intérprete - Assim é: “As coisas que se vêem são temporais, mas as que se não vêem são eternas” (II Coríntios 4:18). Acontece, porém, que, havendo grande afinidade entre as coisas presentes e os nossos apetites carnais, prontamente se tornam amigos; o que não sucede com ais coisas futuras, que tão longe estão do sentido da carne (Romanos 7:15-25).


David Bertoldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário